


Psicóloga formada em 2005, com vasta experiência no tratamento de crianças, adolescentes, adultos. Atuo na áreas de diagnóstico e atendimento individualizado, casais e familiar.
Palestras e consultoria para empresas, workshop e escolas.
A Terapia Comportamental baseia-se nas propostas do Behaviorismo de Skinner - Os comportamentos disfuncionais que fazem as pessoas sofrerem são aprendidos, e neste sentido a terapia é a “escola” para a aprendizagem de novos comportamentos mais adaptativos.O psicólogo comportamental desenvolve novos repertórios, ensina a identificar o que determinou o aparecimento de tais comportamentos disfuncionais e o quê os mantêm.
A Terapia Comportamental faz uso de técnicas específicas, sendo a mais importante a análise funcional , ou seja, identifica como, quando e onde tais comportamentos ocorrem e que função tem estes comportamentos para seu paciente. Que valor determinado comportamento tem para a pessoa.
Áreas de atendimento
- Psicoterapia individual para adultos e adolescentes.
- Orientação Psicológica ( somente para adultos/ individual ou Casal).
- Psicoterapia para adolescentes(atendimento psicológico somente mediante autorização dos pais ou responsáveis legais ).
- Orientação de pais.
- Orientação a pais – Entrevista inicial voltada à orientação sobre problemas dos filhos.
- Problemas de ordem psicológica e educacional (distúrbios de aprendizagem). Caso haja necessidade serão encaminhados a tratamentos específicos.
- Orientação profissional/vocacional.
- Psicoterapia de Casal ou Familiar.
- Mediação de conflitos entre Familiares.
- Orientação Psicológica para novos empreendedores.
- Supervisões.
- Atendimento Hospitalar/Domiciliar.
- Serviços especializados para Escola.
- Assessoria em Recursos Humanos.
- Orientação Vocacional.
Sobre Psicologia:
O que é Psicologia?
Do grego, Ψυχολογία. Ψυχή (psique): alma; λογία (logos): palavra, razão, estudo. A Psicologia constitui um ramo da ciência que estuda os processos mentais, o comportamento e a interação do indivíduo ou do grupo dentro de contextos biológicos, sociais e culturais. Esta ciência tem origem na filosofia e alguns de seus conceitos foram inspirados em grandes pensadores, como Sócrates, Platão e Aristóteles. No final do século XIX, os acadêmicos distanciaram as ciências da psicologia, filosofia e fisiologia, dando origem à Psicologia Moderna. Atualmente, a psicologia colabora para diversas áreas do conhecimento e da saúde.
O que faz um Psicólogo Clínico?
O Psicólogo Clínico atua na área específica da saúde, colaborando para a compreensão dos processos intra e interpessoais, isoladamente ou em equipe multiprofissional em instituições ou consultório particular. Realiza pesquisa, diagnóstico, acompanhamento psicológico, e atenção psicoterápica individual ou em grupo, através de diferentes abordagens teóricas”. (Psicólogo Brasileiro: práticas emergentes e desafios para a formação, 1994, Conselho Federal de Psicologia).
O que é Psicoterapia?
A psicoterapia é um processo constituído de encontros semanais, de duração previamente determinada ou não, que visa conduzir o indivíduo ao desenvolvimento de uma maior percepção de si e do mundo, de seus comportamentos, pensamentos e sentimentos e das conseqüências destes sobre sua vida pessoal. Na psicoterapia, o cliente tem a oportunidade de ampliar suas possibilidades de compreensão e de entender melhor suas características, potencialidades e limites, a fim de utilizar este conhecimento em prol de sua estabilidade emocional e na efetivação de escolhas mais conscientes.
Como e quando procurar?
Muitos pais em determinado momento, recebem da escola e do pediatra indicação de psicoterapia para seus filhos. Normalmente as dificuldades emocionais são vistas na escola pois é neste espaço social, onde a criança passa grande parte do seu dia.
Assim como para o adulto, a psicoterapia para crianças deve acontecer quando os pais perceberem que seu (sua) filho (a) vem apresentando questões que ultrapassam suas possibilidades, tanto da crianças quanto dos pais em lidar com elas. Sabemos que as dificuldades são inerentes aos processos de crescimento e educação, mas é necessário atenção aos sinais que manifestam dificuldades além das comuns.
A escola indicou psicoterapia para o meu filho, e agora?
Será na escola onde a criança normalmente apresentará suas dificuldades emocionais simplesmente por ser a escola um espaço social/relacional, e é na produção e na relação que o emocional na maioria das vezes se manifesta. É muito importante que os pais tenham uma relação positiva e de confiança com a escola, vale também que mantenham sempre abertos os canais de comunicação para que as partes conversem e troquem informações.
Os pais são culpados pelos problemas emocionais dos filhos?
Muitas vezes os pais acreditam que falharam em algum ponto quando seu filho apresenta alguma dificuldade emocional. Filhos são antes de tudo seres humanos que sentem, vivem, se alegram e se angustiam assim como seus pais. E por outro lado os pais por mais dedicados e amorosos que sejam, também possuem limitações. Nessa hora, buscar a ajuda e a orientação de um psicoterapeuta será bom tanto para a criança quanto para os pais que poderão depositar e dividir suas inseguranças com um profissional apto a ajudá-los.
Como funciona a psicoterapia com crianças?
A Psicoterapia com crianças possui especificidades em qualquer que seja a linha teórica de atuação do psicólogo. O atendimento irá se diferenciar do atendimento com adultos, uma vez que o mundo interno da criança e sua maneira de manifestá-lo possui particularidades. No atendimento psicanalítico com crianças o analista utiliza-se de materiais não estruturados como miniaturas, argila, massinhas, tintas, papéis e etc para poder permitir que a criança externalize seus sentimentos, que muitas vezes encontram pouco espaço na manifestação verbal. A participação dos pais será também de grande importância para o bom andamento.
Midia
Na revista Alpha colaboreia com a materia sobre casais:
Ciúmes na medida certa pag.74